fbpx

05 dicas práticas para economizar dinheiro

Economizar dinheiro não é tarefa fácil, principalmente na sociedade atual cujos valores estão associados ao consumo. Ainda assim, todos nós sabemos o quanto é importante e necessário fazer aquela reserva para um objetivo futuro ou até para ter uma folga financeira no final do mês. Além do mais, nunca se sabe quando haverá uma situação de emergência que envolve gastos inesperados.

Apesar desta consciência, a dificuldade em guardar algum valor periodicamente enfrenta obstáculos consideráveis como a inflação, os juros altos, a alta no custo das contas domésticas básicas e a crise econômica que acontece em movimentos cíclicos no mundo globalizado e capitalista em que vivemos.

Por isso é importante traçar um objetivo claro e seguir rigorosamente um caminho, atento às armadilhas. Se você é daqueles que em toda virada de ano promete economizar dinheiro novo ciclo, mas até agora não conseguiu cumprir sua promessa, temos algumas orientações que podem te ajudar a controlar seus gastos:

1. Defina uma meta

É difícil economizar dinheiro diante de tantas opções de compra que o mercado nos oferece. É tanta publicidade a que estamos expostos, que mesmo o mais controlado dos cidadãos poderá se render ao charme do consumo. Por isso estabeleça um objetivo com metas por período. “Vou guardar dinheiro para fazer uma viagem. Para tanto, vou precisar guardar 1000 reais a cada três meses”, por exemplo. Esse planejamento vai fazer você repensar antes de efetuar um gasto excessivo caso a oportunidade apareça.

2. Controle os gastos

Conhecer seu orçamento, sua receita, a despesa, a forma como você gasta e o que pode ser suprimido é a primeira ação de quem pretende economizar. Parece fácil e você até vai tentar fazer isso de cabeça, mas o melhor, mais preciso e mais confiável é buscar uma ferramenta que possa te ajudar nessa contabilidade.

Pensando nisso, a conta digital do DinDin permite que você organize seus pagamentos e cobranças, além de enviar notificações em tempo real de qualquer transação realizada. O acesso a essas informações fará com que você tenha uma visão ampla de todo o seu quadro financeiro, colocando suas contas na mesa e te direcionando para o que precisa ser cortado e o que pode ser feito. Aproveite essa facilidade e se organize.

Clique aqui para conhecer com detalhes!

3. Economize em tarefas diárias

Pode parecer pouco dinheiro, mas almoçar fora de casa todos os dias implica em um gasto alto no final do mês. O valor do alimento é que mais aumenta em períodos de inflação alta. Por isso, experimente fazer compras e preparar seu alimento para levar ao trabalho. Além de sair mais em conta, será mais saudável.

Aos finais de semana, ao invés de saídas caras, busque passeios e programas gratuitos ou com custos baixos. Mapeie os dias em que museus, cinemas e teatros estão com entrada gratuita ou promoções para visitá-los. Eventos em ambientes abertos como feiras e exposições em parques e ruas são ótimas alternativas.

4.Procure promoções e descontos

Se houver a necessidade de comprar ou consumir, procure itens em promoção, pesquise onde está mais em conta e fique atento às liquidações. Também peça descontos em produtos que for consumir. Mesmo que o valor seja pequeno, ao final de um período é possível obter uma economia considerável.

5. Não compre por impulso

Segure a emoção ao ver aquela propaganda apaixonante que te desperta a vontade de consumir. A compulsão por comprar é uma consequência da necessidade de vender do comércio, mas você precisa resistir a essa tentação e seguir na trilha do seu objetivo. Por isso, escreva em lugar visível, cole na porta da geladeira a sua meta e controle seu impulso.

Carregar mais posts
Todos Direitos Reservados - Powered by DinDin