fbpx

Descubra 5 passos simples que uma Associação Atlética deve tomar para ser reconhecida como uma grande atlética de sucesso.

Fazer faculdade é o sonho de pelo menos 9 em cada 10 brasileiros. Nem todos tem essa oportunidade, mas aqueles que tem querem aproveitar do começo ao fim. Seja no campo do conhecimento quanto no campo social a graduação é uma experiencia marcante na vida de cada um. E nesse sentido uma Associação Atlética contribui muito para essa experiência.

Uma Associação Atlética, também chamada de Associação Atlética Acadêmica é um tipo de agremiação formada pelos estudantes de um curso ou universidade. Essas agremiações tem o intuito de realizar eventos esportivos, festivos e culturais para promover a integração entre os alunos desse curso ou universidade entre si e entre outros cursos de outras Atléticas.

Essas Atléticas acabam marcando a vida de muitas pessoas durante o período da faculdade. Mas o que poucos sabem é que por trás dessas entidades existe toda uma estrutura organizacional. É preciso de toda uma gestão aplicada, um gerenciamento inteligente e uma liderança incisiva.

Essa gestão fica por parte da diretoria responsável pela atlética que geralmente é formada pelos seguintes cargos:

-Presidente

-Vice-Presidente

-Secretário Geral

-Tesoureiro

-Diretor de Esportes

-Diretor de Eventos

-Diretor de Produtos e Patrimônio

-Diretor de Marketing e Vendas

Dentre outros cargos que ficam a critério de cada Associação Atlética. Cada diretor tem uma função importante e a harmonia entre eles é fundamental para o sucesso de uma Associação Atlética.

Mas o que determina o sucesso de uma Associação Atlética? Para te falar a verdade, essa resposta é muito subjetiva e depende do contexto no qual se insere cada Atlética, porém existem medidas que se tomadas com critério podem contribuir para o sucesso da sua Associação Atlética.

Confira 5 passos para uma Associação Atlética ter sucesso:

Veja mais:

Gestão de Associações Atléticas vira tema de monografia de estudante de Brasilia

Conheça o aplicativo que pode ajudar nas vendas dos produtos da sua Atlética

1 – Monte uma diretoria de respeito:

Esse é o passo mais importante de todos. A força de uma Atlética esta no comando que ela tem. Todos os cargos de uma diretoria são muito importantes, e é normal um diretor exercer duas ou mais funções além da natural dele. Portanto na hora de montar uma diretoria escolha as pessoas certas. Os principais critérios devem ser:

Proximidade entre os diretores: é bom que todos da diretoria sejam amigos e saibam trabalhar em conjunto. Evite inimizades ou colocar nos cargos pessoas que já tiveram atritos ou tem diferenças não resolvidas entre si.

Similaridade com o cargo: Não adianta colocar como tesoureiro alguém que não controla o próprio dinheiro. Ou como Diretor de Esportes uma pessoa que nunca pisou em uma quadra. Saiba definir as funções de acordo com a competência de cada um.

Competência e proatividade: Não adianta ser seu amigo, não adianta ser especialista no assunto se não for competente e proativo. É muito comum um diretor acabar se ausentando de uma atividade por motivos pessoais ou até mesmo da própria atlética, por isso é bom ter pessoas proativas prontas para qualquer imprevisto. Sempre é bom ter gente competente pra executar as tarefas e pra quebrar um galho quando preciso.

Comprometimento e amor ao projeto: Esse é  requisito mais importante. Pessoas que não se comprometem e não se entregam ao trabalho acabam não fazendo um bom trabalho prejudicando todo processo.

2 – Monte um bom projeto de gestão:

Como diria John L. Beckley: “A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”. O sucesso de uma Associação Atlética também depende do seu planejamento. Antes de começar o projeto defina prioridades, estabeleça metas, mantenha seu planejamento ativo sempre com um plano B para qualquer imprevisto.

3 – Invista na fidelização dos associados:

O que mantém uma Associação Atlética são seus associados. São eles que compram os produtos da Atlética, eles que vão aos eventos da mesma e principalmente, são eles que vestem a camisa. São eles que vão gerar receita e publicidade para a Atlética, e eles que vão desfrutar as melhores coisas que uma Atlética pode proporcionar.

Portanto não adianta só querer que as pessoas associem na Atlética e depois não dar a menor bola para os associados. É como plantar uma semente, nunca regar e querer frutos. É preciso investir na fidelização do seu associado. Fazer com que ele sinta o quanto ele é importante para a Atlética.

4 – De valor ao Esportivo e Cultural da Atlética:

A parte esportiva é uma das mais importantes. Alguns cursos podem encontrar dificuldades financeiras, logísticas e até mesmo de quantidade de gente para desenvolver um projeto esportivo. Mesmo assim o Esporte não pode ser deixado de lado dentro de uma atlética. Tanto por ser uma ferramenta integradora quanto por promover diversão e qualidade de vida para seus associados.

Invista sempre na medida do possível em materiais esportivos. Zele sempre pelo patrimônio material da atlética. Promova competições e treinamentos para agregar pessoas. Enalteça sempre o mérito de cada Atleta!

Quanto a parte cultural muitas atléticas investem em Baterias para apresentações. Depende da cultura de cada região mas é muito legal você ter uma bateria tanto para torcida quanto para apresentações artísticas de musica e dança.

5 – Promova eventos de qualidade:

Nada melhor que uma boa festa universitária. Convenhamos, é o que o universitário mais espera. Além de promover a integração, a diversão e o entretenimento um evento festivo pode ser uma excelente fonte de renda se for bem organizado.

Saiba organizar boas festas para agregar o seu público, mostrar sua grandeza para as demais atléticas e gerar renda. Varie no repertório de eventos, são várias as opções (Sunset, Choppada, Trote, Calourada, Festa do Pijama e por aí vai)

Enfim, esses são alguns passos que se tomados com bastante critério com certeza vão contribuir para o sucesso da sua Associação Atlética. E aí, gostou desse texto? Compartilha com seus amigos e não se esqueça, o DinDin é o app que facilita sua vida e ajuda sua atlética a crescer. Baixe agora!!!

Carregar mais posts
Todos Direitos Reservados - Powered by DinDin